A busca por veículos mais sustentáveis tem levado a indústria automotiva a adotar o alumínio como principal material na produção de automóveis. Uma pesquisa do IMARC Group revela que o mercado global de alumínio automotivo atingiu US$ 30,3 bilhões em 2023, com projeção de alcançar US$ 59,6 bilhões até 2032.
Vantagens do Alumínio
O alumínio oferece diversas vantagens em relação ao aço, seu antecessor na indústria automotiva. Além de ser leve e reciclável, o material está revolucionando a forma como os carros são fabricados, aprimorando a eficiência dos veículos e reduzindo as emissões de CO2.
Com uma densidade de 2,7 g/cm³, em comparação com 7,8 g/cm³ dos materiais ferrosos, o alumínio proporciona uma redução significativa no peso dos veículos. Dados da The Aluminum Association indicam que a cada 10% de redução no peso do veículo, há um aumento de 5% a 10% na eficiência do combustível. Adicionalmente, para cada 1 kg de redução na massa do carro, há uma diminuição de aproximadamente 20 kg de gases de efeito estufa durante a vida útil do veículo.
Montadoras Investem em Alumínio
Montadoras renomadas como Audi, Tesla, Ford, Mercedes-Benz e Volvo têm investido fortemente no alumínio. A Nissan é outro exemplo notável, com planos de transição total para o uso de alumínio de baixas emissões de CO2 até 2030, visando atingir a neutralidade de carbono em todo o ciclo de vida de seus veículos até 2050.
Desafios para a Funilaria
O aumento na utilização do alumínio também está gerando transformações em outros segmentos da indústria automotiva, como os serviços de manutenção e reparação de veículos. Os profissionais de funilaria, por exemplo, estão cada vez mais se especializando em reparos de alumínio.
O funileiro paraibano Josinaldo Jales de Lira, com quase 15 anos de experiência em martelinho de ouro, técnica que remove amassados da lataria de veículos sem a necessidade de repintura ou troca de peças, relata que o alumínio exige um tratamento diferenciado. “Com o aumento de peças nesse material, o setor de martelinho de ouro também foi obrigado a se especializar e criar novas ferramentas”, afirma.
Segundo Lira, “embora o alumínio seja mais leve, é um material mais duro e exige mais força física do profissional para desamassar”. Sua expertise no trabalho com alumínio o levou a atuar em diversos países, incluindo Alemanha, França, Itália, Suíça, México e Turquia. Ele destaca que ainda há poucos profissionais habilitados para consertar veículos de alumínio, o que faz com que a diária desses especialistas possa ser até 15% superior àqueles que só trabalham com carros de aço. “Profissionais brasileiros, que já são referência no setor de martelinho de ouro, vêm se destacando no mercado global de reparo do alumínio”, conclui.
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